PESO DINÂMICO E BALANCEAMENTO: Conceitos Complementares

Peso Dinâmico (PD) é o peso do taco sentido pelo jogador durante o swing.  Ele está intimamente ligado à distribuição do peso ao longo do taco, ié, tem relação direta com o CG (Centro de Gravidade) do taco.

Para entender o Peso Dinâmico de um taco de golfe, eu sugiro a seguinte experiência:

E qual situação o taco lhe pareceu mais leve ? Certamente na 2ª, segurando pela cabeça.
O peso real do taco é o mesmo nos 2 casos, mas o Peso Dinâmico não é.

Outra experiência:

O seu peso é o mesmo nas várias situações, mas dependendo de como você o distribui em relação ao eixo da cadeira, (esticando ou recolhendo as pernas), a velocidade diminui ou aumenta, respectivamente). Recolhendo as pernas, você deixou seu Centro de Gravidade próximo ao eixo da cadeira (eixo de giro). Esticando, você afastou o Centro de Gravidade do eixo de giro.

Voltando ao golfe, e considerando que:

Podemos afirmar que:

Daqui, tiramos uma conclusão importante:

Quanto maior o Peso Dinâmico de um taco, é mais difícil aplicar-lhe um swing rápido.

O Peso Dinâmico não é uma questão de certo ou errado, mas trata-se do conforto que cada jogador sente com maior ou menor Peso Dinâmico. Em geral, PD baixos permitem maiores velocidades de swing, mas cada jogador deve procurar o PD ideal para si, de acordo com seu timming.

Portanto, você quer que seus tacos tenham Peso Dinâmico adequado ao seu timming e que todos eles tenham o mesmo Peso Dinâmico, ié, que sejam balanceados. Assim,  você não precisa mudar seu swing toda vez que escolher um taco diferente.

Como descobrir o Peso Dinâmico dos seus tacos e checar o balanceamento ?

O Peso Dinâmico dos tacos é definido por uma letra (A a G) e um número (0 a 9). A grande maioria dos tacos encaixam-se entre C0 e D6.

Um taco padrão para homens tem Peso Dinâmico na faixa de D0 ou D1, enquanto um padrão para mulheres, C5 a C7.

Você pode pedir a um profissional para medir o Peso Dinâmico dos seus tacos. Eles usam um equipamento parecido com o da figura abaixo:

Entretanto, se você tiver uma balança de boa precisão (do tipo postal, com precisão de unidades de grama), eu posso lhe dar as dicas para medir o PD dos seus tacos.

Para isso, você precisará localizar o ponto de equilíbrio do seu taco, ié, o Centro de Gravidade. É fácil:

Ponha um lápis redondo a 1 palmo da borda de uma mesa. Coloque seu taco sobre o lápis, com a cabeça para fora da mesa, conforme figura acima. Desloque o taco ou role o lápis até que ele fique equilibrado sobre o lápis. Meça da ponta do grip ao centro do lápis, ao longo da vara.

O Peso Dinâmico de um taco é dado pela seguinte fórmula:

PD = (Distância* da ponta do grip até o ponto de equilíbrio - 14) x peso real** do taco

(*em polegadas / **em gramas)

Procure o resultado na coluna Pol.grama da tabela abaixo e leia o PD na coluna amarela.

Tenha em mente o seguinte:

Muitos jogadores preferem maior PD para seus tacos e aumentam o peso da cabeça, colando fitas de chumbo nela. Outros querem diminuir, removendo material do interior da cabeça ou encurtando a vara. Como eu disse antes, não há certo ou errado. O jogador deve sentir qual o PD que lhe proporciona maior conforto  no swing.

Definido o PD ideal, o jogador deve garantir que todos os seus tacos tenham o mesmo Peso Dinâmico, isto é, deve garantir o balanceamento dos seus tacos. Entretanto, muitos jogadores buscam um certo PD para ferros e outro PD para madeiras e driver.

FECHAR JANELA